Quando fiz o post com todas as informações sobre o visto para os Estados Unidos, eu já tinha em mente explicar posteriormente sobre o processo de renovação, bem mais simples e sem necessidade de uma entrevista junto ao Consulado Americano. Obviamente eles se reservam ao direito de solicitar uma entrevista de acordo com o caso, mas para mim não foi preciso viajar a São Paulo, aqui em Porto Alegre temos um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).
Eu estava a um ano do prazo final que me enquadraria no programa de renovação, que é de 48 meses. Meu visto americano venceu em 2011 e eu achava que teria de viajar para renová-lo, resolvi então pesquisar tudo porque estava decidido a viajar e por pressão de uma amiga, que fez uma viagem há pouco tempo para Nova Iorque.
Este processo não é muito divulgado pelo Consulado dos Estados Unidos, mas a renovação é mais simples do que a solicitação de um visto pela primeira vez. Eles sempre dizem que é necessário fazer todo o processo novamente, na verdade é como deve ser iniciado, mas ao final você fica isento de uma entrevista e recebe o documento em casa.
Para se enquadrar no programa o seu visto precisa estar próximo do vencimento ou ter vencido no máximo em 48 meses. Quem tem um visto vencido a menos de 12 meses tem ainda mais chances de não precisar de entrevista.
Para iniciar o processo de renovação, você precisa acessar o site https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv e preencher o formulário DS-160, tudo como expliquei no post sobre o Visto.
Quando for preencher o formulário, selecione o Consulado de São Paulo como local escolhido, pois é o único que faz renovações. Quando fui fazer o meu, coloquei Rio de Janeiro, pois tinha uma viagem agendada para lá, e tive que voltar em casa no dia que fui no CASV para levar os documentos, preenchi todo o formulário novamente, a sorte que aceitaram que eu retornasse no mesmo dia (o jetinho brasileiro também funciona lá :P).
Contam com CASV as seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Se você mora em uma dessas cidades, provavelmente você não precisará se deslocar até o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.
Ao final do preenchimento, na fase de agendamento, o próprio sistema pergunta se você quer ser atendido no CASV mais próximo.
Após preenchimento do DS-160 e pagamento da taxa de 160 dólares, eu fiz o agendamento para o dia seguinte no CASV. Cheguei no prédio deles após ter voltado em casa para corrigir meu formulário, sem filas, entreguei os documentos, tiraram uma foto, colheram as impressões digitais e nem quiseram ver extratos bancários ou declaração de Imposto de Renda que levei por garantia.
Em uma semana e meio meu passaporte chegou pelo transportadora DHL com o passaporte e o visto colado em uma das páginas. Pronto, Visto Americano válido até 2024!
Mas lembre-se, eles podem solicitar uma entrevista pessoalmente no Consulado, tudo depende dos processos internos deles.
Fonte e mais informações: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/renewal.html
Comércio no Paraguai O Paraguai tem se consolidado como um dos destinos mais procurados por… Ver Mais
Se você deseja adquirir um iPhone com preço mais acessível do que nas lojas brasileiras,… Ver Mais
Ciudad del Este, no Paraguai, é um dos destinos mais procurados por brasileiros em busca… Ver Mais
Viajar para o Paraguai durante o Carnaval 2025 é uma ótima oportunidade para aproveitar os… Ver Mais
Planejar sua viagem para o Carnaval no Uruguai em 2025 inclui saber os horários dos free… Ver Mais
Se você está planejando uma viagem à fronteira do Brasil com o Uruguai, o Barão Free… Ver Mais