Os preços dos Free Shops da fronteira do Uruguai com o Brasil são bastante inferiores e atrativos, quando comparados com os preços dos produtos oferecidos em lojas brasileiras. Porém, listamos várias dicas que podem ajudar não só a economizar ainda mais, mas a evitar problemas e contratempos em sua viagem.
As lojas são em sua maioria muito honestas, regidas por leis uruguaias: emitem nota fiscal e dão garantia em seus produtos. Como em todo comércio, existe concorrência, assim evite comprar seus produtos no primeiro freeshop que entrar, pesquise! Grande parte das lojas oferecem os mesmos produtos (bebidas, roupas, perfumes, maquiagem, cremes, etc)!
As lojas normalmente não aceitam notas de dólar riscadas ou rasuradas, tome cuidado com o que receber de troco ou quando comprar a moeda.
A voltagem no Uruguai é de 220v, porém a tensão é 50Hz, diferente do Brasil que é 60Hz. Não entraremos em detalhes referente ao assunto, pois também não somos técnicos em eletricidade, mas sempre observe este detalhe. As lojas vendem muito mais para brasileiros, portanto possuem produtos compatíveis com nossa tensão, seja 110v ou 220v, mas em 60Hz.
Como as lojas vendem em grande quantidade, geralmente possuem sistema de compras diferenciado: onde o cliente passa ao vendedor o que quer, paga e depois retira. Evite contratempos como ter comprado um perfume feminino e chegar em casa e terem colocado o mesmo perfume na versão masculina. Já tivemos esta desagradável experiência no passado!
As lojas pedem sempre documento de identidade para colocar os dados nas notas fiscais, mantenha todas as suas notas agrupadas e guardadas consigo para possível fiscalização. Tenha as suas compras todas agrupadas e de fácil acesso no seu retorno.
Embora exista toda a empolgação de fazer compras por preços muito baixos, com grande disponibilidade de lojas e produtos, sempre observe a sua volta e tenha em mente as informações divulgadas para prevenção de assaltos e roubos. Como a maioria das pessoas viajam até as cidades para fazer compras, é sabido que as pessoas levam consigo dinheiro e outros bens de valor.