Categorias: Blog

Você paga parcelado ou à vista as suas compras?

Compras parceladas é um costume bem brasileiro, eu diria que é quase uma mania. É a forma mais fácil e “indolor”, muitas vezes os vendedores até acham isso comum e se espantam quando pedimos para pagar à vista ou ainda se perguntamos se tem desconto para pagamento de uma vez só.

Eu hoje estou bem mais cuidadoso quando vou fazer compras, penso um pouco e me organizo, tenho algumas tabelas de planejamento financeiro para alguns meses à frente. Algum tempo atrás eu nem ligava, já tive muitas dívidas e até restrição do CPF em SPC e Serasa por muito tempo, mas percebi que tenho que ter cuidado não só na hora de comprar, mas também na hora de pagar.

Procuro sempre pagar no menor número de parcelas possíveis, mas ainda me atrapalho algumas vezes. Tenho quase que como uma “filosofia” de avaliar o que eu vou comprar e se vale a pena dividir e em quantas vezes posso fazer.

É comum nos vermos pagando vários parcelamentos de uma vez, pequenos valores lançados, deixando faturas do cartão de crédito com o valor inicial já bem alto. É aí que mora o problema.

É muito chato quando você compra um smartphone, um computador novo, ou mesmo roupas e já nem acha mais novidade no produto, mas se vê pagando a quinta parcela de um total de dez. É frustrante e chega a incomodar em determinado mês.

Como eu avalio uma compra e vejo se parcelo e em quantas vezes

Hoje eu procuro parcelar apenas produtos de maior valor, que eu realmente quero comprar naquele momento. Confesso que ainda não estou totalmente educado e que o impulso as vezes toma conta, mas me conscientizei sobre isso e procuro aprender sempre. Sabia que nessas pequenas compras parceladas que te trazem benefícios momentâneos você pode estar comprometendo uma boa viagem no futuro ou a compra de um bem de maior valor, como um carro, por exemplo?

Veja se o produto a ser comprado vai durar pelo menos o período do parcelamento e se você não pode pagar à vista (peça desconto), ou em uma vez no cartão, assim você não compromete seu limite por muito tempo e ainda acumula milhas ou pontos nos programas dos cartões.

Se já tiver um planejamento de gastos, sempre atualize nos meses seguintes os valores das compras parceladas e veja como vai se sentir pagando essas parcelas no futuro. Eu faço isso e até já desisti de fazer compras algumas vezes porque fiz essas simulações.

Perfil investidor

Para quem já está totalmente organizado e tem controle sobre suas finanças, essa dica é boa: use os parcelamentos a seu favor. Se tiver o valor total do produto e o desconto à vista não compensar, coloque na poupança o dinheiro e pague a compra em parcelas, desde que sem juros.

Mas digamos que isso só funciona mesmo para quem é totalmente controlado, seria um “nivel avançado” se a nossa vida financeira fosse um jogo. 🙂

Olho vivo no seu dinheiro, nada pior do que se afundar em dívidas.

Recentes

Compras na Fronteira: Uruguai e Paraguai – Onde ir, o que comprar e regras

Fronteiras com o Uruguai (ex.: Rivera, Chuy) e com o Paraguai (ex.: Ciudad del Este,… Ver Mais

3 semanas atrás

iPhone 17 no Uruguai: guia para comprar com segurança

Comprar o iPhone 17 no Uruguai é uma alternativa real para quem cruza a fronteira… Ver Mais

4 semanas atrás

iPhone 17 no Paraguai: guia para comprar com segurança

Comprar iPhone no Paraguai continua atraindo brasileiras(os) que buscam preço competitivo e disponibilidade de modelos.… Ver Mais

4 semanas atrás

Lojas argentinas online que entregam no Brasil: guia prático (2025)

Comprar direto da Argentina e receber no Brasil é possível, mas ainda não é comum… Ver Mais

4 semanas atrás

Free Shop em Paso de los Libres (Argentina): guia rápido e atualizado para quem cruza por Uruguaiana

Resumo do que você vai encontrar aqui: como funciona a travessia, onde realmente estão os… Ver Mais

4 semanas atrás

Ar-condicionado no Uruguai: onde comprar nos free shops

Comprar ar-condicionado nos free shops uruguaios pode valer a pena — desde que você escolha… Ver Mais

4 semanas atrás