De acordo com o Globo repórter do dia 5 de julho, o Uruguai está entre os melhores países para se viver. É o menos corrupto e menos violento da América do Sul.
As pessoas no Uruguai vivem sem pressa, sem estresse e sem engarrafamentos, nas ruas de Montevidéu existe muita tranquilidade. Já estive lá e conferi de perto, quando caminhamos na rua sentimos aquele cheirinho de fumaça no inverno. A lenha sendo queimada saindo das chaminés dos restaurantes, quando está sendo preparado o famoso assado uruguaio. O prato é diferente do churrasco brasileiro, em que é utilizado o carvão.
A carne do Uruguai é assada em fogo à lenha, além disso, entre as delícias oferecidas no país, os uruguaios também fazem o famoso doce de leite, bons vinhos, queijos e azeite de oliva.
Ao contrário do Brasil, a internet no Uruguai é de graça em qualquer lugar. O país prioriza e valoriza a educação: nas escolas públicas existe um computador para cada criança. Em nosso país a educação está em último lugar, sou professora e entendo bem desse assunto.
Os uruguaios ensinam a receita de como viver com saúde e envelhecerem felizes. Para eles o segredo é a vontade de viver e a felicidade vem das coisas simples, como tomar um mate, comer um assado, apreciar um bom vinho ou passar a tarde pescando. A vida longa deles tem a ver com o prazer de fazer o que gostam.
Como o Uruguai é um país onde tem muitos idosos, o governo criou um programa que melhora a renda dos aposentados. O programa chama os aposentados de volta para as salas de aula para ensinar os jovens que estão começando. Também existem associações, no qual os idosos pagam uma taxa e têm direito a vários cursos, como línguas, informática, canto, etc.
Carlos Vilaró, um famoso artista plástico, que completa 90 anos este ano, é um exemplo da vida longa no Uruguai. Ele contou que ergueu a própria casa, apoiada sobre o rochedo chamada de Casapueblo, um dos locais mais fotografados do Uruguai. Lá o artista tem seu atelier e mora com seus gatos, tem uma vista maravilhosa de Punta Del Este. A repórter do programa perguntou a Carlos Vilaró qual o segredo para uma vida longa, ele respondeu que o segredo está primeiro lugar na generosidade e no prazer de se doar. “Eu sou um homem feliz”, disse Carlos Vilaró.
O Globo Repórter também deu destaque a Colônia del Sacramento, uma cidade que faz fronteira com o Uruguai e a Argentina, um dos patrimônios culturais do Uruguai. A cidade possui muitas construções de pedras, casas antigas, museus e lojinhas de artesanatos.
O programa mostrou a gastronomia, cultura e a forma de viver dos uruguaios, porém esqueceu de falar sobre as cidades da fronteira com o Brasil, onde se encontram muitos Free Shops, frequentado pelos brasileiros e atraindo muitos viajantes para fazer além de compras, turismo no país.
Veja no site oficial do Globo Repórter, mais informações e videos sobre o programa.
Por: Iarema Simchen
Comprar um iPhone 16 Pro nos Estados Unidos pode representar uma grande economia, especialmente em… Ver Mais
Comércio no Paraguai O Paraguai tem se consolidado como um dos destinos mais procurados por… Ver Mais
Se você deseja adquirir um iPhone com preço mais acessível do que nas lojas brasileiras,… Ver Mais
Ciudad del Este, no Paraguai, é um dos destinos mais procurados por brasileiros em busca… Ver Mais
Viajar para o Paraguai durante o Carnaval 2025 é uma ótima oportunidade para aproveitar os… Ver Mais
Planejar sua viagem para o Carnaval no Uruguai em 2025 inclui saber os horários dos free… Ver Mais