Globo Repórter fala sobre o Uruguai: O país do bem viver

De acordo com o Globo repórter do dia 5 de julho, o Uruguai está entre os melhores países para se viver. É o menos corrupto e menos violento da América do Sul.

As pessoas no Uruguai vivem sem pressa, sem estresse e sem engarrafamentos, nas ruas de Montevidéu existe muita tranquilidade. Já estive lá e conferi de perto, quando caminhamos na rua sentimos aquele cheirinho de fumaça no inverno. A lenha sendo queimada saindo das chaminés dos restaurantes, quando está sendo preparado o famoso assado uruguaio. O prato é diferente do churrasco brasileiro, em que é utilizado o carvão.

Um Pouco de Gastronomia

A carne do Uruguai é assada em fogo à lenha, além disso, entre as delícias oferecidas no país, os uruguaios também fazem o famoso doce de leite, bons vinhos, queijos e azeite de oliva.

Entardecer na Praça da Independência – Montevidéu
Entardecer na Praça da Independência – Montevidéu (Foto: Compras e Lojas)

Aspectos Sociais e Educação

Ao contrário do Brasil, a internet no Uruguai é de graça em qualquer lugar. O país prioriza e valoriza a educação: nas escolas públicas existe um computador para cada criança. Em nosso país a educação está em último lugar, sou professora e entendo bem desse assunto.

Os uruguaios ensinam a receita de como viver com saúde e envelhecerem felizes. Para eles o segredo é a vontade de viver e a felicidade vem das coisas simples, como tomar um mate, comer um assado, apreciar um bom vinho ou passar a tarde pescando. A vida longa deles tem a ver com o prazer de fazer o que gostam.

Como o Uruguai é um país onde tem muitos idosos, o governo criou um programa que melhora a renda dos aposentados. O programa chama os aposentados de volta para as salas de aula para ensinar os jovens que estão começando. Também existem associações, no qual os idosos pagam uma taxa e têm direito a vários cursos, como línguas, informática, canto, etc.

Carlos Vilaró, um famoso artista plástico, que completa 90 anos este ano, é um exemplo da vida longa no Uruguai. Ele contou que ergueu a própria casa, apoiada sobre o rochedo chamada de Casapueblo, um dos locais mais fotografados do Uruguai. Lá o artista tem seu atelier e mora com seus gatos, tem uma vista maravilhosa de Punta Del Este. A repórter do programa perguntou a Carlos Vilaró qual o segredo para uma vida longa, ele respondeu que o segredo está primeiro lugar na generosidade e no prazer de se doar. “Eu sou um homem feliz”, disse Carlos Vilaró.

O Globo Repórter também deu destaque a Colônia del Sacramento, uma cidade que faz fronteira com o Uruguai e a Argentina, um dos patrimônios culturais do Uruguai. A cidade possui muitas construções de pedras, casas antigas, museus e lojinhas de artesanatos.

Porto de Punta del Este - Uruguai (Foto: Compras e Lojas)
Porto de Punta del Este – Uruguai (Foto: Compras e Lojas)

Free Shops do Uruguai

O programa mostrou a gastronomia, cultura e a forma de viver dos uruguaios, porém esqueceu de falar sobre as cidades da fronteira com o Brasil, onde se encontram muitos Free Shops, frequentado pelos brasileiros e atraindo muitos viajantes para fazer além de compras, turismo no país.

Veja no site oficial do Globo Repórter, mais informações e videos sobre o programa.

Por: Iarema Simchen

Links Relacionados