A próxima segunda-feira, 15 de novembro (Proclamação da República no Brasil), será o último feriado do ano antes do Natal neste ano e mais um feriadão após vários que tivemos. O movimento deve ser o intenso até agora nas cidades de fronteira do Uruguai com o Brasil, principalmente em Rivera. Os free shops, que sempre abrem normalmente em feriados brasileiros (as maiores lojas), devem registrar o maior movimento até o momento, que deve se intensificar nas próximas semanas.
As compras de Natal e fim de ano, período de maior procura pelos produtos importados, motivam os turistas a viajarem até as lojas. Entre os produtos mais procurados, seguem no topo os perfumes e produtos eletrônicos, mesmo com a queda de preço nas lojas brasileiras, devido ao valor baixo do dólar.
Estejam atentos às cotas de isenção para compras, que recentemente tiveram alteração, as vistorias feitas pela Polícia Federal e Receita Federal devem ser ainda mais frequentes nestes períodos e não vale a pena arriscar a ter um enorme prejuízo e ainda pagar multas.
Uma dica é convidar amigos ou parentes para viajarem juntos, desta forma temos mais pessoas para dividir os produtos e cotas. Esta medida não é ilegal e acaba tornando a viagem mais divertida.
Entre todas as regras de cota, vale sempre o bom senso. Sabemos que as compras feitas nas lojas são para uso pessoal, lembranças e presentes, tudo que possa caracterizar compras para comércio são ilegais.
Dicas Úteis para suas Compras
– Chegue cedo e procure fazer suas compras pela manhã, se puder se hospedar na cidade, melhor ainda
– Faça pesquisa de preços, algumas lojas possuem preços mais atrativos
– Separe todas as notas e guarde-as para possível fiscalização, além de organizar os produtos no seu carro de maneira que fique simples a conferência
– Se for declarar alguma mercadoria, procure antecipadamente a agência da Receita Federal mais próxima
– Geralmente em um feriadão, os produtos começam a se esgotar no último dia do período
– Se tiver disponibilidade, faça suas compras durante os dias úteis, será mais fácil sua locomoção nas cidades e há maior ofertas de itens
– A maioria das lojas abrem em domingos e feriados, porém não são todas
Consulte:
Perguntas e respostas sobre o tratamento de bagagem a partir de 1º de outubro de 2010 (site da Receita Federal do Brasil)
Boas compras e ótimo feriadão!