Os Ultrabooks vieram para substituir de vez os netbooks e ganhar muitos dos fãs dos notebooks pcs e até alguns usuários Apple. São portáteis potentes, com configurações avançadas, leves e finos, porém não possuem drive óptico (CD/DVD).
A mobilidade é a primeira vantagem de se ter um ultrabook, a começar pela duração da bateria. O consumo é menor da bateria principalmente por possuirem disco de armazenamento flash (mesmo tipo dos pen drives) com grande capacidade, no lugar de HDs comuns, além de possuirem baterias mais modernas.
Tecnologia desenvolvida e lançada pela Intel, como um investimento para concorrer com o Macbook Air (o notebook fino da Apple), foram lançados em 2011 para trazer a este mercado os usuários de PCs. Logo que começaram a ser vendidos, os preços eram bem mais elevados, hoje já é possível encontrar ultrabooks por R$ 2mil.
Além de todas as vantagens descritas, os ultrabooks prometem uma inicialização mais rápida do Windows, com o sistema pronto para uso em poucos segundos. Intel, Samsung, HP, Asus, Sony e Dell são apenas algumas das marcas que hoje fabricam os notebooks fininhos. Usuários de todos os tipos podem trabalhar tranquilamente neles, pois já são oferecidos ultrabooks com processadores Intel Core i3, i5 e i7, para os mais avançados.
As próximas gerações de ultrabooks prometem ter telas sensíveis ao toque, reversíveis e destacáveis, podendo ser utilizadas também como tablets.
Comerciais do Ultrabook
Veja um dos comerciais do Ultrabook lançados pela Intel: