Ar condicionado: Cuidado com economia ‘porca’ na hora de comprar

Esse é um alerta importante para quem adora comprar aqueles produtos que estão em promoção. Fica com os olhos brilhando quando vê um ar condicionado na vitrine ou na capa da loja virtual por uma super oferta, ainda mais em dias tão quentes que estamos vivendo.

Sabia que a economia com a compra pode ir por água abaixo, se o aparelho não for comprado na potência adequada para o ambiente que você deseja instalá-lo? O desconto pode ser ultrapassado e talvez até dobrado em menos de seis meses, todo em contas de luz.

Ou seja, se você compra um ar com pouca potência, medida em BTUs, faz o coitado do aparelho funcionar sem parar, gastando um absurdo de luz. É pior do que parcelamento com juros.

Eu sei que é difícil explicar isto, ou mesmo entender. Eu tento, mas nunca consigo fazer minha mãe entender. Por exemplo, eu digo para ela que o ar para a sala teria que ser 12000 btus, logo ela me responde: Não precisa não, é só para refrescar mesmo… E aí o condicionador de ar fica funcionando sem parar, mal conseguindo atingir a temperatura desejada, porque não possui potência suficiente.

Um aparelho na potência certa ou até SUPERIOR, atinge a temperatura desejada e desliga por um tempo, mantendo somente o modo ventilação. Até que o termostato verifique que o ambiente voltou a ficar quente.

Acho que agora ficou um pouco mais claro. Não é só o tamanho da sala ou do quarto que faz diferença, até a quantidade de pessoas que utilizam o ambiente, número de janelas, e principalmente incidência de sol, são fatores a serem analisados.

Simulador de BTU

A Consul tem um site exclusivo para você saber qual a potência que você precisa. E quase um aplicativo, com aparência de joguinho colorido, super útil e informativo.

site-consul

Isso não quer dizer que você tenha que comprar da mesma marca, mas realmente o site foi muito bem feito, e com certeza vai te ajudar a escolher o ar condicionado correto.

Confere o simulador em: www.consul.com.br/simuladordebtu.

As vezes você gasta um pouco mais na hora da compra, mas depois vai economizar em energia.