Tutorial dos Figos

E finalmente chegaram os minutos de fama dos figos! Como assim figos?! SIM FEEGOS!

Acompanhando o sofrimento e solidão dos nossos amigos quase todos os domingos, na mesa de doces da vó da minha amiga Marina do 2Beauty, no instagram dela. Somando o fato dos pobres solitários ainda estamparem camisetas e outros objetos do blog, em um total bullying sobre sua rejeição. Tomei as dores dos ‘meninos’ e resolvi dar um pouco de ibope para os bonitos, tão escurraçados.

Me afeiçoei pelos figos, mesmo não sendo minha sobremesa preferida. Já passei pela situação de não ser o escolhido e ficar de canto na mesa. As vezes é preciso de convivência e observar a personalidade antes de concluir algo, não somente pela aparência e primeira impressão que os pobres dão, ainda que sejam meio esverdeados ou amarronzados, tadinhos. Eles têm bom coração!

Ah e eu sei que muita gente comenta que curte os figos. Ou você os ama, ou odeia! 😀

Biografia não autorizada dos figos

meme-da-vo-leda
Deixo claro que não estou aqui concorrendo com a Vó Leda, é apenas uma homenagem ao pobre doce, que já li relatos que nem a ela agrada muito.

Os originais só mesmo na casa dela aos domingos, que segundo o “meme dos figos” são feitos só por zoação! 😀

A Receita

É fácil fazer figos em calda, o trabalho mesmo é descascar um por um. Tem várias técnicas e eu resolvi usar a do congelamento (sugestão da minha tia, avó e mãe). Os figos usados para doce são verdes, podem ser grandes ou pequenos. Quando eles já estão maduros (coloquei em uma das fotos), é que podem ser consumidos frescos.

Ingredientes

figos-ingredientes
– 1 kg de figos verdes (grandes ou pequenos)
– 1 kg de açúcar refinado
– 1,5 l de água
– Muita paciência e dedicação

Obs: As medidas são de vó, acabamos dosando na hora de fazer e fazendo as correções necessárias.

Encontrei os benditos somente no Mercado Público aqui em Porto Alegre.

Preparo

figos-ferver

1- Lave, retire os cabinhos e ferva na água os figos por 5 minutos, para retirar o leite que sai da fruta verde e facilitar o amolecimento da casca.

figos-freezer

2- Escorra e leve ao freezer até congelar completamente. Eu deixei de um dia para o outro. Esta técnica é para facilitar a remoção da pele.

figos-descascar

3- Remova a pele esfregando com as mãos, de baixo d’água (ainda congelados). Faça uma cruz não muito profunda na parte de baixo para que a calda penetre.

figos-descascados

4- Olha que maravilha todos eles descascados. Me deram um trabalhão, quase desisti na metade e coloquei tudo fora. Agora reserve os figos.

figos-calda

5- Faça uma calda com a água e o açúcar. Deixe que fique como está na foto acima, é importante que quase cubra os figos. Leva em torno de 1 hora e meia.

figos-adicionar

6- Adicione os figos aos poucos para cozinhar na calda. A esta altura a casa já está tomada pelo cheiro de doce. Mexa com cuidado, eles são sensíveis!

figos-cozinhar

7- Cozinhe por 10 minutos e apague o fogo. Deixe descansar e a cada hora, cozinhe por mais 10 minutos. Essa é a melhor maneira de fazer e economiza gás.

figos-cozidos

8- Quanto mais você cozinha, mais escuros ficam. Eu fiz só três vezes, podem ver que não ficaram todos da mesma cor. Cuidado para não cozinhar demais.

Após esfriar, passe tudo para um pote ou prato, cubra e deixe na geladeira. Quanto mais tempo ficarem em refrigeração, melhores ficam. O ideal é servir no dia seguinte.

Resultado

figos-mesa

Nesta mesa eles que são as estrelas, não tem para mais ninguém. Uma das taças foi servida com creme de leite, que na minha opinião combina perfeitamente com os figos em calda!

#teamfigos

marina-team-figos

A Marina pode não provar e nem aprovar, mas com certeza ela abraça a causa e veste a camisa!

Se você quiser uma das camisetas dos figos, também disponíveis em outras estampas, aqui tem mais informações para encomendar a sua.

Moral da História

Só tenha todo esse trabalho se você realmente gosta de figos de verdade e eles te fazem bem. Não vale a pena correr atrás e ter todo o esforço, se você não os ama de verdade. Mesmo que você deixe eles sofrendo solitários na mesa de doces. hahaha

Gus 🙂

17 Comentárioss em "Tutorial dos Figos"

  1. Realmente, com creme de leite ficam ótimos. E aquele cheirinho pela casa que mencionaste? Dá uma saudade da casa da vó! Ficou linda a tua receita, as #teamfigos agradecem a paciência e valorização!

  2. que amor!
    adorei toda a historia e dedicação hehe

  3. Carol Schultz | março 23, 2015 at 6:56 pm |

    Oi, Gus, vim pelo site da Marina, adorei! Oh, só uma dica, para os mineiros, aqui em Minas é fácil achar o figo já pronto para o doce, não precisa ferventar, só colocar açúcar e cozinhar direto. Em mercados municipais e supermercados, vendas, mercearias, hortifruti, vários lugares vedem o figo assim.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços.

    • Tá mas e como remove a casca desses aí? Sério, acho que nunca mais farei doce de figos por causa da maldita pele que tem que remover hahaha. O próximo desafio é doce de abóbora, veremos!!!
      Beijos

  4. Também vim pelo site da Marina, pq ta engraçado ver td mundo querendo o doce, e eu que costumo esnobar ele na geladeira sentindo vontade também rs Ele ta na lista dos doces que eu fico pensando do porquê da minha mãe perder tanto tempo fazendo. Mas na verdade eu comentei pra dar uma dica, se é que você vai se aventurar nessa de novo, minha mãe usa corante de alimento verde pra ele ficar lindão e fazer você ficar com mais vontade de comer rs

  5. Minha mãe é apaixonada por figos em calda e lá na casa dela sempre tem! Eu acho um poço de doçura, mas serei leviana, se não dizer que deu vontade de comer! Sua receita ficou de encher os olhos, parabéns!!

  6. Será que posso usar maçã no lugar do figo? tem um restaurante aqui perto de casa que sempre tem essa sobremesa, eu A-MO haha, acho que deve ser o mesmo processo!

  7. Jonathan Hirakawa | março 24, 2015 at 3:27 pm |

    Sou super fã da Marina e sempre te vejo no Insta! Nem sabia que tinha um blog. Também sou #teamfigos porque eu cresci na fazenda, dos doces “caipiras”, como chamamos em casa, é o meu preferido (seguido de perto do de abóbora).

    Um abraço!! HAHAHA

  8. Ahn, eu gosto de figos. Não gostava daquela coisa verdosa, mas mudei de opinião quando finalmente resolvi experimentar. Mas, tem um açougue aqui perto de casa que tem um refrigerador só de doces caseiros, então quando bate a vontade, vou lá e o moço pesa um potinho prá mim. Eu não ganho o cheirinho de doce pela casa, mas pelo menos como o figo no dia que tenho vontade, sem ter que passar por essa maratona de fervedescascacozinha, rsrsrs #teamfigospreguiçosos

  9. Juscelene Aparecida Rodrigues Ferreira | janeiro 22, 2018 at 6:10 pm |

    Eu amo doce de Figo até plantei um pé de Figo na minha casa,estou sempre fazendo junto bastante e congelo…
    Depois faço o doce huum divino!!!!

Comentários não são permitidos neste artigo.