Alfajores e Bocaditos

Alfajores

Pra quem não conhece, os alfajores são doces tradicionais na Argentina, Chile, Peru, Uruguai, entre outros países e quem prova não tem como não gostar. Ao contrário do que todo mundo pensa, ele não nasceu na região e veio da cultura árabe. Não estou certo sobre os bocaditos, mas aqui no Uruguai eles acompanham os alfajores nas vendas e são até melhores na minha opinião.

O alfajor é feito de duas ou três camadas de massa de uma espécie de bolo firme, recheado com doce de leite e coberto com chocolate branco ou preto. Existem outras versões caseiras que só conhecemos mesmo procurando nas tardicionais “confiterias” e “panaderias”, nestes lugares encontramos versões com castanhas, nozes e outras variedades. Os bocaditos possuem um formato de um bombom ou uma trufa grande, mas é da mesma forma um bolo, recheado de doce de leite desta vez na versão cremosa coberto com chocolate, derrete na boca.

bocadito

No Uruguai as marcas mais conhecidas de alfajores e bocaditos são Punta Ballena e Portezuelo, pois são encontradas aos montes nos free shops. Na Argentina é o Havanna que comanda e existem até cafés com o mesmo nome no país. Eu infelizmente ainda não provei, mas o farei em breve!

Item obrigatório nas compras é também um ótimo presente para se dar. Eu sempre levo algumas caixas quando viajo para Rivera ou as outras cidades, mas aqui em Montevideo também compro.

Recomendo!

Fotos: Divulgação, Rodrigo Argenton (Creative Commons Atribuição 2.0) e Submarino.