Bijuteria, bijou ou semijoia – Entenda a diferença

Bijuteria, bijou, bijoux, semijoia, as definições são muitas, mas afinal qual a diferença? Embora para muitas pessoas seja tudo a mesma coisa, existem características únicas e é importante conhecê-las para prosperar revendendo os acessórios que agradam diferentes tipos de públicos.

Bijuteria ou Bijou

Bijuteria é definitivamente a forma correta de escrever, embora possa parecer errado. Não é necessário acrescentar a letra “o”, que na verdade faz parte da forma de escrever a palavra em inglês: bijou. “Bijouteria” seria um aportuguesamento da palavra inglesa.

Já a palavra bijoux significa joia em francês em tradução literal.

As “bijus” são acessórios fabricados de diferentes tipos de materiais, não obedecendo nenhum tipo de padrão de qualidade. Normalmente utilizam pedras sintéticas ou plástico.

Na Shopee é possível encontrar diversas promoções de bijuterias.

Semijoia

Embora muitas pessoas confundam, a forma correta de escrever de acordo com as novas regras da língua portuguesa é semijoia. Semi-jóia ou semijóia são formas equivocadas de grafia. Joia não tem mais acento, embora pareça bem estranho de ler.

Semijoias normalmente são acessórios de qualidade superior, muitas vezes utilizam pedras semipreciosas (também naturais) porém de valores mais acessíveis do que as pedras preciosas, que são muito mais caras.

Devido à qualidade do produto, as semijoias agradam mais as pessoas, são um pouco mais caros, mas duram muito e não causam alergias, que as bijuterias provocam em muitas pessoas.

A rua 25 de março em São Paulo concentra diversas lojas que vendem semijoias e bijuterias por atacado e varejo.